domingo, 15 de maio de 2011

Semana da Enfermagem!!!



O dia da Enfermagem é dia 12 de maio.
As comemorações se estendem e a Semana da Enfermagem vai do dia 12 ao dia 20 de maio.
Enfermagem... uma profissão muito especial, mas muitas vezes pouco valorizada. Eu costumo dizer, que se você acredita que a enfermagem é dispensável é pq você nunca precisou realmente de um enfermeiro. Também me deixa triste quando me deparo com um profissional frustrado, que trata seus pacientes com grosseria e indiferença, que deveriam ter procurado qualquer outra profissão menos a enfermagem, que requer muito conhecimento, carinho, paciencia e ateção.

Formandos Enfermagem Univali 2/2005

Para quem não sabe, cursei enfermagem na UNIVALI - Itajaí - e conclui a faculdade no segundo semestre de 2005. Não cheguei a exercer a profissão, pois no ano que me formei recebi a proposta do Fabrício para assumir a loja ( e aí é assunto para três dias... kkk). Muitos dos meus amigos não acreditaram que eu iria enrolar o meu currículo para administrar uma loja de roupas, pois eu era uma academica super dedicada me achei e levei a sério até o último minuto de aula.
Hoje tenho a certeza de ter tomado a escolha certa, pois amo muito o que faço. Porém sou completamente apaixonada pela enfermagem, adquiri muito conhecimento nesses 4 anos de estudo, além de ter sido os melhores anos da minha vida (antes do casamento). 


Guardo com muito carinho cada ano da faculdade. Cada professor, alguns era melhor esquecer mas outros da uma saudade. Cada campus de estágio, mesmo aqueles que tinhamos que acordar 4 da madruga e pegar dois busão ou fazer visita na última casa do maior morro de Balneário. Cada paciente que prestamos atendimento, tem sempre alguns que marcam nossa vida, aquela criança fofa da pediatria; o idoso que só quer sua atenção e conta pra você toda a sua vida sofrida ou aquele que deixa sua vida em seus braços; aquele parto que você sai toda dolorida de tanto fazer força, sem perceber, junto com a gestante; a cada nascimento que as lágrimas vem aos olhos e você se emociona como se fosse seu.

Grupo de estágio Hospital Santa Catarina - Blumenau


Os procedimentos que aos poucos vamos aprendendo e nos aprimorando na técnica, como a primeira instrumentação cirurgica que se a professora não percebe a tempo você desmaia e cai sobre o paciente foi por muito pouco k; a preocupação e o cuidado para a IM do "tal" medicamento não entupir.

Estágio Maternidade Hospital Marieta - Itajaí


As lembranças da sala de aula, os colegas e em um cantinho especial do meu coração estão guardados meus queridos amigos (aí é assunto pra semanas...k). Amigos não só de festas afinal foram bem poucas k mas amigos companheiros, que estendiam um ombro nas horas que batia aquela saudade da família, aquela ajudinha na pior matéria do semestre, quando batia a "paixonite aguda", e na união que tivemos quando perdemos uma pessoa muito especial... o Evandro.



Não vou sitar nomes, as pessoas que marcaram minha vida e que mesmo distantes ainda fazem parte dela, sabem o amor e a saudade que sinto por cada uma delas.


Quero deixar aqui meus parabéns e minha admiração a todos os enfermeiros!!!

3 comentários:

  1. ..Jozinha, vc é uma pessoal especial e única (ñ me canso de dizer isso)...
    não existe pra vc uma definição, no sentido de que: ou vc é melhor "nisso" ou "naquilo" que faz, pois vc faz tudo de coração, vc põe alegria, amor, carinho, atenção em tudo que faz, em todas as pessoas que te rodeiam...como vc disse acima que muitos amigos não acreditaram que vc iria enrolar o diploma de enfermagem e assumir a administração da loja, aparentemente, situações opostas né, mas muito pelo contrario tanto uma qto a outra, te faz trabalhar com pessoas, e isso vc SABE fazer, e modestia parte, faz muito bem feito...esta foi minha colocação em nosso primeiro contato a forma como vc vive a vida e será sempre a minha admiração por vc..tenho vc como exemplo de vida, de companheirismo, de dedicação, de ñ ter vergonha de mostrar o qto vc ama, e a quem vc ama..e agora o seu amor a Jesus..e logo logo, vc vai conhecer o amor de mãe..
    eu AMO,este teu jeito de ser...
    um forte abraço...
    de sua admiradora nada secretaaa...heheheeh
    até lindona...

    ResponderExcluir
  2. Ai Paty (me emocine)...
    Sabe, depois de vários dias sem entrar no meu blog, por inúmeros motivos, ler isso que você me escreveu é maravilhoso. Obrigada por tudo.
    Falar com você me faz muuiiiito bem!!!
    até lindona... [2]

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pra nós!!!!!!!!! bjao

    ResponderExcluir